Vai viajar? Conheça mais sobre o Jet Lag e minimize os sintomas
Considerado um dos maiores pesadelos para quem viaja com frequência, principalmente para destinos internacionais mais distantes, o Jet Lag é um transtorno temporário do sono, que se manifesta quando nosso relógio biológico perde a sincronia com um novo fuso horário. Entre os principais sintomas estão: sono excessivo durante o dia, insônia no período noturno, cansaço, irritabilidade, dores de cabeça, dificuldade de concentração, entre outros.
+ Luckspuma: sono de qualidade para você e sua família!
O Jet Lag pode incomodar bastante, principalmente para quem está planejando aproveitar ao máximo a viagem ou possui compromissos importantes na agenda durante o dia, situações bastante corriqueiras para quem faz viagens internacionais regularmente. Porém, existem diversas maneiras e truques para driblar o Jet Lag e minimizar seus efeitos, garantindo mais disposição e bem-estar durante as viagens. Confira a seguir:
Comece a se adaptar ao fuso horário antes da viagem
De forma gradativa, vá ajustando o relógio e suas atividades principais como as refeições para o horário do país escolhido, uma maneira comprovadamente eficaz para fazer seu corpo ir se acostumando aos poucos com a nova rotina. Outra dica importante é para o dia da viagem: ajuste seu relógio para o fuso horário de seu destino assim que entrar no avião.
Tente dormir no avião
Os voos noturnos exigem uma adaptação menos radical e também possuem outra vantagem: se tornam mais rápidos se você conseguir dormir algumas horas. Essa dica é excelente para chegar descansado ao destino, por isso não esqueça dos itens para seu conforto (travesseiros, suportes de pescoço, máscara de dormir, entre outros) e durma o máximo que puder. Caso o voo seja durante o dia, o esforço para dormir pode ser maior, mas também vale muito a pena.
+ Como o uso de telas afeta a qualidade do sono?
Se desembarcar de dia, evite dormir ao chegar no hotel
Uma cena muito comum para quem chega ao destino durante o dia é se jogar na cama do hotel e dormir profundamente para recuperar o cansaço da viagem. Porém, é importante limitar o descanso em no máximo, uma hora, para não fazer com que o sono da noite seja prejudicado. Por isso, maneire na soneca, tome um banho revigorante e espere para dormir à noite, o que facilitará e muito sua adaptação ao novo fuso horário.
+ Já ouviu falar em higiene do sono? Veja 8 dicas para dormir melhor
Mantenha sua rotina alimentar
É importante não castigar seu organismo e se alimentar nos horários que sentir fome, com refeições leves para facilitar o ajuste à nova rotina alimentar, que deve ser feito aos poucos. Evite comer fora de hora e também deixe para experimentar pratos típicos após alguns dias, para não sobrecarregar a digestão com alimentos que você não está acostumado a ingerir normalmente.
+ Como cuidar de seu colchão e melhorar sua durabilidade
Troque o álcool e o café por água
Ingerir bebidas alcoólicas e com cafeína no dia da viagem ou durante a mesma irá trazer consequências ruins para seu sono, que já está alterado por conta do Jet Lag. Tanto o álcool como o café deixam o sono mais leve e fazem com que você acabe acordando durante a noite, muitas vezes sem conseguir voltar a dormir.
A água também é fundamental para minimizar os efeitos da troca de fuso horário, pois a desidratação prejudica ainda mais a adaptação do organismo com a nova rotina. Beba bastante água no voo e também quando chegar para se manter hidratado e disposto durante o primeiro dia da viagem. E, claro, deixe sempre uma garrafa por perto durante toda a estadia.
+ Confira 10 dicas para conseguir acordar mais cedo e tornar a manhã mais produtiva
Pratique atividades físicas
Mesmo com uma agenda repleta de reuniões, encontros, eventos ou passeios turísticos, é possível encontrar um tempo para se exercitar durante a viagem, o que irá trazer benefícios incríveis para combater o Jet Lag. Uma boa caminhada pelo bairro ou meia hora de corrida na esteira do hotel já são suficientes para minimizar os efeitos da adaptação ao novo fuso horário e ajudar seu relógio biológico a voltar ao normal. Portanto, não esqueça de levar tênis e roupas apropriadas para manter sua rotina de exercícios em dia durante a viagem.