Cuidados que pessoas alérgicas devem ter com seus colchões
As alergias respiratórias são respostas do sistema imunológico a substâncias como pó, pólen, pelos de animais, fungos e ácaros, mais comuns em pessoas com predisposição genética ou que possuam sensibilidade do organismo às substâncias responsáveis pela alergia. De acordo com dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, cerca de 25% das crianças e 30% dos adolescentes do Brasil possuem algum tipo de rinite alérgica, enquanto no mundo são cerca de 20 milhões de indivíduos com esse problema.
+ Qual o melhor tipo de travesseiro? Confira dicas para acertar na escolha
A hora de dormir é um dos momentos que mais podem trazer desconforto e desencadear crises alérgicas, sendo os ácaros presentes no colchão os grandes responsáveis por isso. Ácaros são parasitas invisíveis a olho nu, que se alimentam de células mortas e são inquilinos muito comuns nos colchões, local com alta concentração do seu alimento preferido (eliminado pelo organismo na hora de dormir) e um ambiente perfeito para o desenvolvimento dessas pequenas criaturas — um lugar escuro, quente e úmido.
Geralmente, quando pessoas alérgicas entram em contato com os ácaros ao se deitarem para dormir, começam a manifestar sintomas como coriza, espirros constantes, nariz entupido e escorrendo, tosse, irritação na garganta e lacrimejamento, prejudicando de forma considerável a qualidade do sono e tornando a hora de dormir um verdadeiro transtorno. Se esse é um problema que você enfrenta, fique tranquilo! Existem maneiras de amenizar as alergias e tornar seu colchão livre dos ácaros: continue a leitura e descubra quais são.
A importância da limpeza do colchão
Ao contrário do que muita gente pensa, deixar o colchão exposto ao sol não vai melhorar sua higienização, e sim potencializar a proliferação dos ácaros. Para conseguir evitar a presença destes microrganismos, é preciso realizar uma limpeza periódica a cada seis meses, removendo fungos, ácaros, poeiras e resíduos de pele do local para assegurar uma noite de sono saudável e tranquila.
Existem empresas especializadas que oferecem este serviço, que leva geralmente uma hora para ser feito. É realizada pulverização de uma mistura de água e produtos germicidas e bactericidas sobre o colchão, com a ajuda de um equipamento extrator com alta potência de sucção — semelhante a um aspirador. Após isso, recomenda-se deixar o colchão ventilando naturalmente na sombra por cinco horas, tempo necessário para ele secar completamente.
+ Já ouviu falar em higiene do sono? Veja 8 dicas para dormir melhor
Colchões hipoalergênicos e como funcionam
Os colchões hipoalergênicos são desenvolvidos para prevenir reações alérgicas na hora de dormir e se tornaram uma excelente opção para pessoas com alergias respiratórias. Esse tipo de colchão é selado hermeticamente, o que impede que as células mortas da pele e óleos corporais entrem no revestimento, evitando o surgimento de ácaros e outros organismos responsáveis pelas reações alérgicas. Outra vantagem é que os colchões hipoalergênicos são feitos com materiais que não induzem reações alérgicas, ao contrário de produtos de origem animal, como lã e penas de aves.
+ A importância dos colchões hipoalergênicos
Outras dicas importantes
Além de manter uma higienização periódica e utilizar colchões hipoalergênicos, existem outros cuidados importantes para pessoas com alergias garantirem noites livres dos indesejáveis sintomas e crises alérgicas. Assim como o colchão, os travesseiros e roupas de cama devem estar sempre limpos, pois são locais onde os ácaros também costumam proliferar. Outra dica é evitar deixar bichos e brinquedos de pelúcia na cama, pois são objetos que favorecem o acúmulo de ácaros e poeira, podendo oferecer sérios riscos à saúde das crianças.
Por fim, atenção com os animais de estimação: eles também podem provocar diversas reações alérgicas em pessoas que costumam apresentar sintomas de rinite e outras alergias. Para quem já sofre com o problema, é recomendado não deixar que o animalzinho durma ao seu lado durante a noite, para não agravar os problemas respiratórios.
+ Luckspuma: sono de qualidade para você e sua família!
A qualidade do seu colchão importa muito: escolha Luckspuma!
Com 30 anos de atuação no mercado e oferecendo produtos desenvolvidos com a mais alta tecnologia e controle rígido de qualidade, a Luckspuma possui uma linha completa de colchões hipoalergênicos, colchões de espuma, molas ensacadas, bonnel, colchonetes e muito mais. Acesse nosso site clicando aqui e confira tudo sobre os colchões Luckspuma, a melhor escolha para quem quer dormir bem de verdade.