Qual o melhor tipo de travesseiro? Confira dicas para acertar na escolha

Para se ter uma boa noite de sono e usufruir dos benefícios de um descanso restaurador, um dos requisitos essenciais é possuir um travesseiro de qualidade. Além de adquirir um bom colchão, manter um ambiente silencioso e adotar hábitos relaxantes antes de dormir, a escolha do seu travesseiro interfere diretamente na qualidade do sono, devido a fatores como temperatura, postura e até mesmo risco de desenvolver crises alérgicas. Veja a seguir dicas para escolher corretamente seu travesseiro e melhorar ainda mais suas noites de sono.

+ Como o uso de telas afeta a qualidade do sono?

Matéria-prima

Assim como na escolha do colchão, o travesseiro não deve ser macio demais ou muito duro: o importante é escolher um que proporcione maior sensação de relaxamento. O material que preenche o travesseiro está diretamente associado a esse aspecto, portanto é preciso, antes de mais nada, decidir por qual tipo de matéria-prima optar:

Pena de ganso

Apesar de desencadear crises alérgicas em certas pessoas, os travesseiros de pena de ganso são conhecidos pelo excelente conforto. Utilizar uma capa antiumidade é uma ótima ideia para evitar ácaros e diminuir o risco de desenvolver alergias.

+ Confira 10 dicas para conseguir acordar mais cedo e tornar a manhã mais produtiva

Espuma

Um dos tipos mais populares, os travesseiros de espuma possuem modelos de todos os tipos. Evite espumas de má qualidade e marcas sem certificações, que podem deixar a desejar nos quesitos conforto e durabilidade.

Látex

Oferece um bom suporte, mas é preciso ficar atento na temperatura, já que é uma das matérias-primas que mais esquentam. Para evitar que isso aconteça, é recomendado utilizar capas de algodão.

Ortopédico

Esse tipo de travesseiro costuma ser bastante duro e é indicado para pessoas com problemas de postura, sendo bastante desconfortável para quem não sofre dessa condição. Sem conforto, fica difícil obter um sono de qualidade.

+ Como cuidar de seu colchão e melhorar sua durabilidade

Posição de dormir e altura do travesseiro

Outro ponto-chave para a escolha do travesseiro ideal é associar a posição na qual você mais costuma dormir com a altura e densidade do produto. Para pessoas que costumam dormir de lado — considerada por especialistas a melhor posição —, o recomendado é optar por um travesseiro que deixe a sua coluna alinhada, ou seja, que fique bem encaixado entre a cabeça e o colchão, formando um ângulo de 90° entre ombro e pescoço.

No caso de pessoas que preferem dormir de costas (barriga para cima), é preciso escolher um travesseiro que encaixe perfeitamente na cervical e nuca, preenchendo o espaço existente entre a cabeça e o colchão. Para não forçar a lombar, coloque um travesseiro debaixo dos joelhos, o que irá ajudar a aliviar a tensão na região.

+ Dor nas costas? Pode ser seu colchão!

Já para quem costuma dormir de bruços, é preciso prestar ainda mais atenção: ortopedistas não recomendam dormir nessa posição, pois virar o pescoço de lado pode prejudicar a coluna cervical, além de forçar a musculatura do local. Por isso, escolha um travesseiro mais baixo, que deixe sua coluna o menos desalinhada possível.

Temperatura e fronhas

Estudos realizados nas universidades de Gyeongsang e de Sahmyook, da Coréia do Sul, apontam que a temperatura do travesseiro é um dos fatores mais importantes para manter nossa cabeça fresca, o que interfere na qualidade do descanso. Travesseiros feitos com pena de ganso ou espuma tendem a esquentar mais, o que pode ser facilmente resolvido com uma boa capa de algodão, que ajuda a reduzir a temperatura do travesseiro.

+ Luckspuma: sono de qualidade para você e sua família!

As fronhas também são importantes: busque sempre tecidos que não causem irritações — fique longe de fronhas feitas de látex ou borracha —, além de optar por estampas e cores mais suaves, já que as escuras podem conter tinturas que provocam reações alérgicas.

Como manter a durabilidade do travesseiro

Após adquirir o travesseiro ideal, busque sempre mantê-lo bem conservado, limpo e higienizado. Evite ao máximo a umidade e coloque o travesseiro no sol com frequência: ao contrário dos colchões, que não devem receber exposição solar para não danificar as estruturas, os travesseiros devem ser colocados no sol para afastar os ácaros e mantê-los secos.