Tem problema deixar o pet dormir comigo?

Dormir com os animais de estimação na mesma cama é uma questão que divide opiniões, pois muita gente acredita que a presença dos bichos durante o sono pode agravar alergias e trazer outras complicações à saúde. Mas a verdade é que, com alguns cuidados a serem tomados, dormir com os animais de estimação pode ser até benéfico para a saúde dos donos.

Estudos realizados pela University of Missouri-Columbia, nos Estados Unidos, apontam que os tutores que costumavam dormir com seus pets apresentaram melhor qualidade do sono e maior presença de oxitocina no organismo, o hormônio do bem-estar. Além disso, a relação de confiança entre os animais e seus donos aumenta ainda mais ao dormirem no mesmo espaço.

+ Seu filho está dormindo mal? Saiba como ajudar!

Sendo assim, confira abaixo algumas dicas e cuidados para aproveitar uma boa noite de sono ao lado dos bichinhos:

Vacinas e vermífugo

Independentemente de dormir ou não na mesma cama, manter as vacinas e o vermífugo em dia é fundamental para a saúde dos animais. Por isso, tenha certeza que o calendário de vacinação está atualizado para que os pets possam dormir na cama sem oferecer riscos à saúde com doenças transmissíveis para humanos, como a raiva. O vermífugo também possui essa função preventiva, além de proteger a saúde do animal contra vermes e outros parasitas.

+ Como o uso de telas afeta a qualidade do sono?

Higiene do animal

Manter os animais limpos com banhos frequentes (principalmente os que convivem com outros animais e/ou que têm acesso ao quintal) ajuda a evitar o mau cheiro e sujeira acumulada nos lençóis e cobertas. Para saber a frequência exata de banhos para cada animal, é necessário consultar um veterinário para obter tal orientação.

+ A importância dos colchões hipoalergênicos

A tosa higiênica também é importante, principalmente para animais com pelos longos. E não se esqueça do controle de pulgas e carrapatos, que pode ser feito com coleiras antipulgas ou medicamentos específicos.

Necessidades somente fora da cama

Outra dica importante é acostumar seu pet a fazer as necessidades antes da hora de dormir, em um local adequado para isso. É possível criar esse hábito levando o animal até o local (no caso de cães, o ideal é levar para passear no período da noite), o que vai evitar surpresas desagradáveis e garantir uma noite tranquila para você e seu pet.

+ Já ouviu falar em higiene do sono? Veja 8 dicas para dormir melhor

No caso dos gatos, a maioria dos felinos já possui o hábito de utilizar a caixa de areia, que deve ser mantida obrigatoriamente fora do quarto. Caso o gato não tenha esse costume, é possível educá-lo utilizando os mesmos cuidados citados anteriormente.

Mantenha o ambiente limpo

Com a presença dos animais na cama diariamente, é preciso aumentar a frequência de troca das roupas de cama e da higienização do colchão. Procure manter o ambiente ventilado durante boa parte do dia e utilize escovas para retirar o excesso de pelos que costumam ficar no local onde os pets se aconchegam à noite.

Preste atenção no espaço e altura

Ao dormir com animais pequenos, o risco de sufocamento e esmagamento é maior, por isso é preciso ficar atento ao espaço em que o pet está dormindo, para evitar acidentes durante a noite. No caso de animais de grande porte, vale a pena avaliar se a presença dele está sendo benéfica e proporcionando bem-estar para ambos ou se está causando desconforto na hora de dormir (veja mais sobre as caminhas no próximo tópico).

+ Luckspuma: sono de qualidade para você e sua família!

A altura também é um fator importante, pois existem certas raças de cães, como os Dachshund (o popular salsicha), que possuem uma coluna vertebral muito frágil e podem sofrer sérias lesões ao descer de camas, principalmente as mais altas. Caso haja esse risco, é melhor optar por não permitir que o animal durma na mesma cama que o(a) dono(a).

Se preferir, ensine seu pet a dormir na caminha

Caso dormir com o pet na mesma cama não seja benéfico para você e/ou para o animal, é possível ensiná-lo a utilizar uma caminha própria, no mesmo quarto. Para isso, é importante fazer o pet entender que não é permitido subir na cama em hipótese alguma, se mantendo firme na decisão. 

Deixar que ele suba de vez em quando faz com que o animal entenda que você está permitindo que ele também durma durante a noite, por isso é importante ser persistente até ele aceitar dormir na caminha e se acostumar com esse hábito.