Cinco sintomas da insônia que servem de alerta

Atualmente, como está a qualidade do seu sono? Se você respondeu que está boa ou ótima, saiba que você é uma pessoa de sorte, já que para a maioria da população, principalmente os moradores das grandes cidades, dormir bem e suficientemente todas as noites é um verdadeiro privilégio. Por conta do ritmo agitado da vida urbana e o estresse do dia a dia, a qualidade do sono da população vem diminuindo bruscamente com o passar dos anos. Para se ter uma ideia, segundo dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), mais de 73 milhões de pessoas no Brasil sofrem de insônia, considerada a queixa mais comum entre pessoas com distúrbios do sono, ainda segundo a ABS.

+ Sete dicas para acabar com o sono no trabalho

Engana-se quem pensa que a insônia é uma mera conveniência, já que a condição pode contribuir para o desenvolvimento de diversos problemas de saúde, como aumento de doenças cardiovasculares, depressão, obesidade, dislipidemia (presença de índices elevados de gordura no sangue), hipertensão, ansiedade e muitos outros. Em quadros crônicos, a insônia está altamente associada a acidentes automobilísticos, domésticos e no trabalho — tudo isso sem contar a piora na qualidade de vida, já que manter uma rotina de sono adequada é fundamental para manter o bem-estar e disposição durante o dia.

Existem diversos fatores ligados à insônia, que muitas vezes acabam prejudicando a qualidade do sono do indivíduo: doenças fisiológicas (refluxo, gastrite, hipertireoidismo, doenças cardiovasculares, etc.), doenças mentais (depressão, ansiedade, estresse crônico, síndrome do pânico, transtorno bipolar, entre outras) e certos medicamentos como betabloqueadores, antidepressivos, anfetamina e analgésicos com cafeína. Além disso, outros fatores como falta de atividade física, gestação, menopausa, alto consumo de bebidas estimulantes e mudanças bruscas na rotina profissional também acabam causando a insônia em diversas pessoas.

+ Como a alimentação interfere na qualidade do nosso sono?

Confira a seguir cinco sintomas da insônia que você precisa ficar alerta, baseado em uma matéria da Rosário Manipulação — caso note algum deles, procure tratamento especializado para o problema, que pode ser obtido em profissionais de neurologia, pneumologia, otorrinolaringologia e psiquiatria, especialidades que mais atendem indivíduos com problemas relacionados ao sono.

Dificuldade para iniciar e manter o sono

O primeiro item da lista é considerado o sintoma mais comum da insônia, no qual os pacientes apresentam dificuldade imensa para dormir e, quando conseguem, não conseguem manter o sono por muito tempo. Muitas vezes, essas pessoas mal sequer conseguem dormir de novo, permanecendo acordadas durante toda a noite.

Sonolência

Sabe aquela sensação de sono que te acompanha durante todo o dia, com muitos bocejos e vontade de encostar em qualquer lugar para fechar os olhos e descansar? É a sonolência, outro sintoma bastante comum da insônia, que ao prejudicar o descanso noturno, faz com que o indivíduo permaneça cansado durante o dia subsequente.

+ Benefícios da combinação entre exercício e sono

Alteração de humor

A qualidade do nosso sono está diretamente ligada ao humor, já que dormir bem nos ajuda a regular os hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade, como a serotonina. Por isso, quando temos insônia, é comum passarmos o dia mal-humorados, uma condição que pode trazer diversos problemas profissionais e também nas relações sociais e familiares.

Dificuldade de concentração e perda de memória

Não consegue se concentrar em nada? Anda esquecendo nomes, datas e outras informações importantes ao longo do dia? Então fique atento: esse pode ser um sinal de que você está sofrendo com a insônia, já que a privação de sono prejudica severamente diversos aspectos neurológicos, como concentração, raciocínio, memória e muitos outros.

Agressividade

Além do mau-humor, a insônia também provoca outro problema que diz respeito à nossa condição emocional: a agressividade. Neste caso, a falta de sono faz com que o indivíduo esteja propenso a reagir de forma agressiva, explosiva e até violenta a situações comuns do dia a dia, como trânsito, filas e outros contratempos.

+ Como o sono influencia no nosso cérebro?

Durma melhor, durma com Luckspuma!

Garanta um sono perfeito para você e sua família com a tecnologia e qualidade dos colchões Luckspuma, referência no mercado há mais de três décadas. Oferecemos os melhores produtos e uma imensa variedade de colchões de espuma, molas ensacadas, bonnel, camas box, box baú, colchonetes e muito mais para você levar conforto de verdade para sua casa. Chega de noites mal dormidas: com a Luckspuma, você terá aquele sono restaurador e tão importante para sua saúde!

E aí, vamos de Luckspuma? Clique aqui para acessar nosso site e conferir a linha completa de produtos. Do atendimento à entrega, nosso maior compromisso é garantir a maior satisfação possível de nossos clientes. Escolha tecnologia e inovação: leve para casa um produto com a qualidade Luckspuma e durma melhor, do jeito que você merece