Veja 7 motivos para começar a ler antes de dormir
O hábito da leitura traz diversos benefícios como o estímulo da criatividade, o aumento do conhecimento, o fortalecimento do pensamento crítico, entre muitos outros. Mas você sabia que ler também pode ajudar a dormir melhor? Em um tempo em que mergulhamos nas telas dos smartphones durante horas e horas — incluindo nos momentos antes de dormir —, trocar o celular por um bom livro pode trazer de volta aquela noite de sono restauradora que você tanto precisa para obter mais qualidade de vida e manter a saúde em dia.
+ Confira 10 dicas para conseguir acordar mais cedo e tornar a manhã mais produtiva
Vale destacar que a recomendação é que adultos leiam por, pelo menos, 20 minutos todas as noites para alcançar os benefícios da leitura. Se você anda sofrendo com insônia ou aquela sensação desagradável de cansaço logo ao acordar, confira a seguir os principais benefícios que a leitura antes de dormir pode trazer e comece hoje mesmo a adotar esse hábito.
Alívio do estresse
A leitura pode ser muito eficiente para se obter tranquilidade após um dia estressante. Estudos mostram que ler antes de dormir ajuda a reduzir o ritmo dos batimentos cardíacos e aliviar as tensões musculares, além de “desligar” nossos pensamentos do mundo real e dos problemas. De acordo com outras pesquisas relacionadas ao tema, ler por apenas seis minutos já ajuda a reduzir cerca de 68% dos níveis de estresse, contribuindo para uma maior sensação de bem-estar.
+ Dor nas costas? Pode ser seu colchão!
Relaxa os olhos e pálpebras
Após um dia repleto de estímulos com luzes, telas e exposição ao sol, os olhos merecem um momento de relaxamento antes de dormir, não acha? A leitura com uma luz apropriada (abajures, por exemplo) faz com que nossos olhos e pálpebras fiquem relaxados e “pesados”, o que ajuda o nosso cérebro a entender que é hora de descansar.
+ Como cuidar de seu colchão e melhorar sua durabilidade
Contribui para a saúde cerebral
O hábito de ler diariamente é comprovadamente benéfico para a saúde de nosso cérebro, melhorando a atividade dos neurônios e estimulando novas conexões entre os mesmos. Com a chegada da velhice e da possibilidade de desenvolver doenças como o Alzheimer e outros problemas que afetam a memória e o raciocínio, é possível obter na leitura diária um exercício cerebral muito eficiente para a prevenção desses transtornos.
Traz relaxamento
Por ser um hábito silencioso, diferente de assistir à televisão ou vídeos pelo celular, ler antes de dormir é uma das melhores maneiras de fazer seu corpo relaxar e ser induzido ao sono de forma leve e tranquila. Afinal, nada melhor do que relaxar em sua própria cama após um longo e exaustivo dia, não é mesmo?
Ajuda na produção de melatonina
Diversos estudos apontam o excesso na utilização de telas (smartphones, tablets, notebooks e televisão) como um dos responsáveis pela má qualidade de sono em muitos pacientes, principalmente quando os aparelhos são utilizados na própria cama, antes de dormir. Isso acontece pois as telas reduzem os níveis de melatonina — o hormônio do sono —, prejudicando o sono de forma considerável.
+ Tem problema deixar o pet dormir comigo?
Trocar a tela por um livro ajuda a manter seus níveis de melatonina e proporciona um maior relaxamento para o descanso noturno. Uma boa dica é desligar os celulares ou mantê-los longe do seu alcance cerca de uma hora antes de dormir, assim como evitar assistir televisão nesse período.
Diminuição da ansiedade
Quem nunca se pegou pensando na lista do supermercado ou se as contas foram pagas justo na hora de dormir? Esse estado de alerta provocado por pensamentos sobre nossas situações cotidianas, que muitas vezes podem significar um quadro de ansiedade, pode ser revertido com o hábito da leitura, que ajuda a manter a atenção total ao que está sendo lido no momento — prática conhecida como mindfulness.
+ Como o uso de telas afeta a qualidade do sono?
Melhora a qualidade do sono
No geral, a maioria dos benefícios que a leitura antes de dormir traz inclui as condições necessárias para uma boa noite de sono. O trabalho cerebral desempenhado pela leitura nos traz envolvimento com outra realidade, um mecanismo poderoso para entrar no estado de repouso de forma natural e não de maneira forçada, com aquele turbilhão de pensamentos na cabeça.