Como a alimentação interfere na qualidade do nosso sono?
O sono de qualidade é um dos pilares para uma vida saudável e repleta de bem-estar e disposição, já que o repouso adequado ajuda nosso organismo a funcionar corretamente, contribuindo para a qualidade de vida e reforçando a prevenção de uma série de doenças. Entre fatores como controle do estresse, prática regular de exercícios físicos, diminuição do uso de telas antes de deitar e outros hábitos que compõem a chamada higiene do sono, a alimentação de qualidade também possui grande influência na qualidade do nosso repouso. Ou seja, comer bem pode fazer você dormir melhor — e o que você come antes de dormir interfere diretamente no processo de repouso, exigindo atenção na hora de montar o cardápio do jantar.
+ Colchão velho pode causar problemas: saiba quais!
Quando nos alimentamos mal, nosso organismo é impedido de realizar adequadamente os processos metabólicos do sono, fazendo com que a pessoa durma menos horas do que deve e levante diversas vezes durante a noite, muitas vezes com problemas como azia e refluxo noturno. Com isso, o sono, que deveria ser relaxante e revigorante, acaba sendo prejudicado e faz com que o corpo não consiga recuperar totalmente a energia para o dia seguinte.
O resultado? Uma busca desenfreada por alimentos ricos em carboidratos e gorduras, altamente energéticos e que se tornam necessários para manter o corpo acordado no dia seguinte. Com isso, cria-se um ciclo vicioso e altamente prejudicial para a qualidade do sono — e para a saúde, dando origem a outros problemas como obesidade, gastrite e muitos outros.
+ Entenda quais são as fases do sono e como funcionam
Pensando a médio e longo prazo, uma alimentação saudável — que deve incluir boa variedade de frutas, legumes e verduras, além de grãos (de preferência integrais), carnes magras, ovos, azeite, etc. — com certeza irá contribuir para que seu sono se torne mais restaurador e que problemas como insônia e dificuldade para dormir se tornem cada vez mais raros. Porém, como dito anteriormente, é preciso ficar atento com o que comer antes de dormir para que a digestão destes alimentos não afete a qualidade do repouso. Veja a seguir:
+ Veja 10 dicas para deixar seu quarto mais confortável
Quais alimentos devo evitar antes de dormir?
Alimentos que exigem maior tempo de digestão devem ser evitados durante o jantar ou ceia, já que o corpo irá demandar mais energia e tempo para conseguir digeri-los. Além disso, bebidas com cafeína e estimulantes não devem ser consumidas antes de nos deitarmos, pois irão dificultar (e muito) o processo de repouso pelo organismo. Confira os principais alimentos que devem ser evitados à noite:
- Frituras e alimentos gordurosos;
- Carne vermelha;
- Café;
- Energético;
- Chá-verde;
- Chá-mate;
- Refrigerante;
- Queijos gordos;
- Arroz branco.
+ Cuidados que pessoas alérgicas devem ter com seus colchões
O que devo comer para melhorar a qualidade do sono?
Uma boa dica para conseguir dormir melhor é consumir alimentos leves.
Veja abaixo uma sugestão do que podemos comer antes de dormir:
- Banana;
- Suco de maracujá;
- Suco de uva;
- Leite;
- Kiwi;
- Canela;
- Chá de camomila;
- Nozes;
- Sardinhas;
- Leguminosas em geral.
+ Conheça mais sobre a aromaterapia e seus benefícios para o sono
Colchão de qualidade é Luckspuma!
Garanta um sono de qualidade para você e sua família, promovendo mais saúde e bem-estar para todos aqueles que você mais ama. Luckspuma é a escolha certa para quem busca um colchão desenvolvido com alta tecnologia, proporcionando máximo conforto em diversos tamanhos e modelos. Acesse agora mesmo o site da Luckspuma: clique aqui e confira nossa linha completa de colchões para escolher a melhor opção para você.
Luckspuma a tecnologia perfeita para um sono tranquilo!