Como resolver o problema de ácaros no colchão
Você tem conferido a higiene do seu colchão? No artigo de hoje, vamos falar sobre um problema bastante comum e que pode trazer consequências severas para a saúde: os ácaros no colchão.
Esses minúsculos animais, mesmo invisíveis a olho nu, são responsáveis por causar diversas doenças alérgicas, como rinite, asma e muitas outras. Entenda melhor:
O que são ácaros?
Os ácaros são microrganismos microscópicos, pertencentes à classe dos aracnídeos, que se alimentam de células mortas da pele humana – exatamente por este motivo, é muito fácil de encontrar até milhões de ácaros vivendo em um colchão.
Mas porque o colchão? Por ser um local propício para proliferação dos ácaros, já que são seres vivos que preferem superfícies quentes e úmidas, o que permite a reprodução rápida da espécie nestes ambientes.
Com o calor do corpo, a umidade da pele e as células mortas – o alimento perfeito para os ácaros -, o microrganismo se prolifera rapidamente.
+ Confira dicas para manter seu colchão em ótimo estado
Como os ácaros prejudicam a saúde?
Entre os malefícios causados à saúde pela presença de ácaros no colchão, estão as alergias respiratórias, já que as fezes e partículas dos ácaros podem ser inaladas durante o sono, desencadeando doenças e problemas alérgicos como rinite, asma, bronquite. Os sintomas incluem espirros, coceira nos olhos, tosse, coriza e dificuldade na respiração.
Outro aspecto da saúde que é prejudicado pelos ácaros no colchão é a qualidade do sono, já que o desconforto causado pelas alergias e outros sintomas podem afetar diretamente o descanso noturno, interrompendo o sono e dificultando o repouso adequado.
Além disso, os ácaros no colchão também podem provocar problemas dermatológicos, já que a exposição contínua aos alérgenos dos ácaros são uma causa direta para condições como eczema e outras dermatoses.
Como identificar a presença de ácaros no colchão
Como já falamos anteriormente, os ácaros são seres microscópios, sendo praticamente impossível observá-los a olho nu.
Por isso, o principal meio de descobrir se seu colchão está com ácaros é se atentar a presença de sintomas, como coceira, dificuldade para dormir, problemas alérgicos e outros listados acima.
Em certos casos, manchas escuras podem surgir no colchão, o que pode indicar a presença de ácaros ou também de mofo, outra condição que afeta consideravelmente a saúde e a qualidade do sono de quem utiliza o colchão diariamente.
+ A influência do colchão nos efeitos negativos do sono ruim
Durma melhor, durma com Luckspuma!
Na hora de escolher seu novo colchão, escolha Luckspuma: há 32 anos levamos conforto, tranquilidade e bem-estar a milhares de famílias com nossa linha de colchões de espuma, molas, camas box, box baú, bicama, colchonetes e muito mais.
Desenvolvemos nossos produtos com o mais rígido padrão de qualidade em todos os processos, sempre com inovação e tecnologia de última geração.
+ Luckspuma, há 32 anos produzindo os melhores colchões do Brasil!Garanta um sono de qualidade para você e sua família com Luckspuma, sinônimo de durabilidade e confiança. Acesse nosso site clicando aqui e confira tudo sobre os colchões Luckspuma, a tecnologia perfeita para um sono tranquilo!