Como tratar a apneia do sono? Descubra aqui!
A apneia do sono, uma condição popularmente conhecida como ronco e frequentemente subestimada, se caracteriza por pausas repetitivas na respiração durante o sono, podendo durar de alguns segundos a mais de um minuto.
+ Dormir de boca aberta oferece riscos à saúde?
Essas pausas, que podem ocorrer várias vezes por noite, levam à fragmentação do sono e à privação de oxigênio, causando diversos problemas de saúde.
Sintomas da apneia do sono
Entre os principais sintomas da apneia do sono, podemos listar:
Sonolência diurna excessiva: a principal característica da apneia do sono, a sonolência diurna pode interferir significativamente na vida profissional, pessoal e social do indivíduo.
Cansaço crônico: mesmo após uma noite completa de sono, a pessoa com apneia pode se sentir cansada e sem energia.
Ronco alto e frequente: embora nem todo ronco seja indicativo de apneia, roncos altos e frequentes, principalmente se acompanhados de pausas na respiração, podem ser um sinal da condição.
Engasgos e despertares noturnos: é comum que pessoas com apneia acordem durante a noite com a sensação de sufocamento ou engasgo.
Dor de cabeça matinal: dores de cabeça ao acordar são um sintoma frequente da apneia do sono.
Dificuldade de concentração e memória: a privação de oxigênio durante o sono pode afetar a capacidade de concentração, memória e aprendizado.
Mudanças de humor: irritabilidade, alterações de humor e depressão também podem estar associadas à apneia do sono.
+ Os principais distúrbios do sono e seus tratamentos
Riscos associados à apneia do sono
Se não tratada, a apneia do sono aumenta significativamente o risco de diversas doenças graves.
Entre essas doenças, destacam-se as doenças cardíacas, como hipertensão, infarto, AVC e insuficiência cardíaca, que podem ser diretamente influenciadas pela falta de tratamento adequado da apneia do sono.
Além disso, a apneia do sono está associada ao aumento da resistência à insulina, um fator de risco crítico para o desenvolvimento de diabete tipo 2.
Estudos também sugerem uma possível ligação entre a apneia do sono e um risco aumentado de alguns tipos de câncer, embora essa associação ainda esteja sendo investigada.
Portanto, é fundamental tratar a apneia do sono para evitar essas complicações de saúde potencialmente graves.
+ A fórmula 10-3-2-1-0 para dormir melhor
Tratamento da apneia do sono
Em casos mais leves de apneia, especialmente em pessoas mais jovens, o tratamento pode ser realizado com mudanças no estilo de vida, de acordo com a causa específica do problema.
Por exemplo, em pessoas com excesso de peso, é recomendado consultar um nutricionista e ajustar a alimentação para promover a perda de peso, o que pode resultar em uma melhora geral na respiração.
O peso corporal elevado é um dos principais fatores que contribuem para a apneia do sono, sendo detectada em 70% das pessoas obesas, conforme dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
Já em casos mais graves da doença, podem ser indicados outros tipos de tratamento, como o uso de CPAP, um aparelho semelhante a uma máscara de oxigênio que empurra o ar até os pulmões, ou a realização de cirurgias.
As opções cirúrgicas podem incluir a remoção de tecido na parte de trás da garganta, reposicionamento do queixo, colocação de implantes e até mesmo a criação de uma nova passagem de ar.
Esta última opção é indicada para casos em que há risco de vida e quando outras formas de tratamento não foram eficazes.
Como prevenir a apneia do sono?
Embora nem sempre seja possível prevenir a apneia do sono, exigindo um tratamento entre os listados acima, algumas medidas podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver a doença, como manter um peso saudável, praticar exercícios físicos regularmente e evitar o consumo de álcool e tabaco.
Outra dica importante é dormir de lado, hábito que pode ajudar a manter as vias aéreas abertas e reduzir o ronco e a apneia do sono.
+ Como funciona a polissonografia?
Luckspuma, a tecnologia perfeita para um sono tranquilo
São 33 anos de tradição no mercado de colchões: a Luckspuma é a marca referência e a escolha certa de milhares de famílias em todo o Brasil, oferecendo colchões de molas ensacadas, molas bonnel, espuma, colchonetes e muito mais produtos em uma linha exclusiva.
+ Como resolver o problema de ácaros no colchão
E aí, vamos de Luckspuma? Confira nosso site e veja mais detalhes sobre nossa linha de produtos. Durma melhor, durma com Luckspuma!