Você costuma ter pesadelos frequentes ou conhece alguém que sofre com esse problema? Neste artigo, vamos mostrar o que são os pesadelos, as possíveis causas e como funciona o tratamento para essa condição que afeta pessoas de todas as idades. Veja mais a seguir:

O que são pesadelos?

Os pesadelos são sonhos perturbadores, que estão geralmente associados a sentimentos negativos como ansiedade e medo, fazendo a pessoa acordar no meio da noite. Bastante comuns na infância, os pesadelos se tornam menos frequentes com o passar da idade, sendo que a ocorrência de forma esporádica é considerada absolutamente normal.

+ Sonambulismo: saiba tudo sobre essa condição

Porém, quando o problema começa a se tornar recorrente, fazendo com que a pessoa sofra com seguidos episódios de pesadelos durante o sono, ocorre o chamado transtorno de pesadelo, situação na qual os sonhos angustiantes começam a afetar a qualidade do sono, e consequentemente, de vida do indivíduo.

Para que o diagnóstico do transtorno do pesadelo seja feito pelo médico especialista em sono, o paciente deve apresentar as seguintes características em relação ao quadro:

  • Pesadelos recorrentes e prolongados, que envolvem ameaças à sobrevivência, integridade física ou segurança, onde o paciente é capaz de lembrar com detalhes ao acordar;
  • Ao acordar do pesadelo, o paciente retoma rapidamente o estado de alerta e orientação;
  • Os pesadelos provocam estresse significativo, alterações comportamentais e começam a influenciar negativamente a vida pessoal, social e profissional do indivíduo;
  • O transtorno de pesadelo é diagnosticado quando os sonhos angustiantes recorrentes não são causados por efeitos adversos de medicamentos e outras doenças.

Os pesadelos são caracterizados como uma parassonia, sendo distúrbios relacionados ao sono e que envolvem o sistema nervoso e motor do organismo, já que o transtorno de pesadelo provoca reações como taquicardia, respiração ofegante e outras sensações negativas ao despertar.

Possíveis causas dos pesadelos

Uma das principais causas do transtorno de pesadelo é o estresse crônico, que afeta diretamente a qualidade do sono e em muitas vezes está associado ao quadro de pesadelos recorrentes. 

Situações estressantes, conflitos familiares, problemas financeiros e pressão no trabalho são exemplos de fatores que podem desencadear os pesadelos frequentes.

+ Ansiedade noturna: confira causas e tratamentos

Transtornos mentais como depressão, ansiedade generalizada e transtorno de estresse pós-traumático também estão associados aos pesadelos recorrentes, pois muitos dos pacientes relatam reviver experiências traumáticas em seus sonhos.

Existem também certos medicamentos, como antidepressivos e outras substâncias, que podem desencadear o transtorno de pesadelo como um de seus efeitos colaterais. 

Da mesma forma, outras parassonias, como síndrome das pernas inquietas e apneia do sono também são considerados fatores ligados ao surgimento do transtorno de pesadelo.

+ Como a privação de sono afeta a saúde mental

Tratamento

O tratamento do transtorno de pesadelo é realizado após o diagnóstico do paciente, utilizando abordagens terapêuticas e psicológicas que busquem tratar as causas relacionadas aos sonhos perturbadores, como ansiedade e medo, entre outros sentimentos negativos.

Uma dessas abordagens é a terapia cognitivo-comportamental para pesadelos, que envolve a identificação e modificação de padrões de pensamento e comportamento, fazendo com que o indivíduo consiga se reestruturar cognitivamente e substituir seus pensamentos de forma menos ameaçadora, evitando os chamados gatilhos mentais negativos.

Alguns pacientes também podem utilizar medicamentos como ansiolíticos e antidepressivos para amenizar o quadro de pesadelos recorrentes, principalmente quando estes estiverem associados a condições psicológicas subjacentes, como os exemplos citados acima.

Porém, é preciso compreender que cada paciente possui características e necessidades únicas, fazendo com que a avaliação completa por um profissional de saúde mental se torne primordial para que o tratamento mais eficaz para o transtorno de pesadelo seja indicado.

+ A influência do colchão nos efeitos negativos do sono ruim

Colchões com tecnologia e qualidade: Luckspuma

Para ajudar você a obter um sono reparador de verdade, é preciso ter um colchão adequado às suas necessidades e proporcione conforto e anatomia do jeito certo. Por isso, não caia em armadilhas: adquira um colchão Luckspuma e aproveite toda a tecnologia e qualidade de uma marca referência no setor há mais de três décadas.

Clique aqui para acessar o site da Luckspuma e conhecer mais sobre nossos produtos. Oferecemos a melhor linha de colchões de espuma, molas, camas box, baú, camas infantis, colchonetes e muito mais para você e sua família terem aquele sono tranquilo que tanto merecem. Durma melhor, durma com Luckspuma!