Também conhecido como hipnofrenose, o sonambulismo é um distúrbio do sono na qual o indivíduo levanta, caminha e até mesmo realiza atividades durante o seu ciclo de sono, sem ter consciência do que está fazendo. 

A condição, que acontece durante a fase mais profunda do sono, faz parecer que a pessoa está acordada, já que se movimenta e permanece com os olhos abertos. Porém, ao acordar, o sonâmbulo não se lembra de nada do que aconteceu.

+ Benefícios da combinação entre exercício e sono

Segundo a plataforma médica UpToDate, os episódios de sonambulismo são considerados um desajuste entre os níveis dos mecanismos neurológicos complexos que envolvem o despertar – são eles:

Despertar autonômico: caracterizado pela mudança do ritmo de funcionamento da frequência cardíaca, atividade metabólica e pressão arterial.

Despertar cortical: fase onde há alterações nas ondas cerebrais e na atividade neurológica.

Despertar cognitivo: relacionado à consciência e emoções do indivíduo.

Assim, quando esses mecanismos sofrem um desequilíbrio, o cérebro não adquire consciência semelhante à de quando estamos acordados, com memórias e planejamento consciente.

+ Confira 5 dicas para acordar bem e ter um dia mais produtivo

Mais comum no sexo masculino, o sonambulismo é uma condição que ocorre com frequência na infância, geralmente afetando crianças entre 3 e 7 anos de idade. Na maioria dos casos, o sonambulismo deixa de ocorrer após essa idade, mas é possível que novos episódios surjam ao longo da vida.

Causas do sonambulismo

As causas do sonambulismo não são totalmente conhecidas, mas sabe-se que esse distúrbio do sono pode estar relacionado a uma certa imaturidade do sistema nervoso, um dos motivos que o torna mais comum em crianças e adolescentes.

Em grande parte dos casos, a condição possui um componente genético, já que é normal ocorrer casos de sonambulismo em membros da mesma família. Além disso, o sonambulismo está mais presente em pessoas que possuem certos fatores de risco, tais como:

  • Sono de má qualidade e inferior a sete horas por dia;
  • Estresse excessivo;
  • Medicamentos como antidepressivos;
  • Distúrbios do sono relacionados, como apneia.

+ Oito fatos científicos sobre o sono que você provavelmente não sabe

Diagnóstico e tratamento do sonambulismo

O diagnóstico do sonambulismo é feito pelo médico neurologista por meio da polissonografia, exame que monitora o sono do paciente, e também pelo eletroencefalograma, que fornece dados importantes para respaldar a condição no indivíduo.

Já o tratamento pode ser feito à base de medicamentos que diminuam o estresse e ansiedade, auxiliando no relaxamento do paciente e melhorando a qualidade de sono do mesmo. 

Técnicas holísticas, como meditação, também podem ser indicadas, além de hábitos da higiene do sono, que incluem: dormir sempre no mesmo horário, evitar bebidas estimulantes à noite, entre outros hábitos.

+ Descubra a relação entre enxaqueca e sono de má qualidade

Dicas para garantir a segurança de um sonâmbulo

O sonambulismo é um distúrbio do sono que pode colocar a segurança do indivíduo afetado em risco e também causar transtornos para os familiares que residem no mesmo local. Casos como quedas e outros acidentes são comuns no sonambulismo, mas existem algumas dicas que podem reduzir as chances de algo ruim acontecer – confira:

  • Não tentar acordar a pessoa durante um episódio de sonambulismo, já que ela pode reagir de forma violenta e agressiva;
  • Conduzir o sonâmbulo de volta para a cama, sem o acordar;
  • Colocar luzes nos corredores para identificar o movimento durante a noite;
  • Não deixar objetos como brinquedos espalhados pelo chão, para evitar que o indivíduo se machuque;
  • Manter janelas e portas fechadas, para impedir que o sonâmbulo saia de casa;
  • Guardar com segurança facas, tesouras e outros objetos cortantes e pontiagudos.

Durma melhor, durma com Luckspuma!

Garanta um sono perfeito para você e sua família com a tecnologia e qualidade dos colchões Luckspuma, referência no mercado e há mais de três décadas oferecendo os melhores produtos.

São diversos modelos de colchões de espuma, molas, camas box, box baú, colchonetes e muito mais para você levar conforto de verdade para sua casa. Chega de noites mal dormidas: com a Luckspuma, você terá aquele sono restaurador e tão importante para sua saúde!

+ Pillow Top: uma camada extra para seu conforto

E aí, vamos de Luckspuma? Clique aqui para acessar nosso site e conferir a linha completa de produtos. Do atendimento à entrega, nosso maior compromisso é garantir a maior satisfação possível de nossos clientes. A tecnologia perfeita para um sono tranquilo, só com a Luckspuma!